terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Adorando em Espirito

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. João 4:23.
Como podemos tornar-nos verdadeiros adoradores? No Antigo Testamento havia muitos adoradores, entretanto o Senhor disse que chegaria uma hora em que os verdadeiros adoradores seriam encontrados. Os adoradores do Antigo Testamento eram adoradores, porém, segundo a definição de nosso Senhor, não eram verdadeiros adoradores. Por que? Porque naquela época, o espírito do homem estava morto. O máximo que as pessoas conseguiam fazer era adorar o Senhor com sua alma e seu corpo. Nosso Senhor nos ensinou que Deus é Espírito, essa foi uma grande revelação que Ele nos deu. Na antiga Aliança, quando as pessoas adoravam a Deus, batiam palmas, gritavam de alegria e dançavam, não conseguiam fazer nada melhor do que isso. Eles adoravam a Deus em suas almas e corpos, mas não em espírito. Eles não eram regenerados, e somente os regenerados podem adorar a Deus em espírito, porque Deus é Espírito.Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João 4:24.
Somente o nosso espírito regenerado pode ter comunhão com o Espírito Santo de Deus, porque eles compartilham da mesma natureza, por isso podem ter comunhão. Todo aquele que creu em sua morte e ressurreição com Cristo nasceram do Espírito, então seu espírito tornou-se um espírito regenerado e, com esse espírito, podemos ter comunhão com Deus. No Novo Testamento, adorar em espírito significa ser um verdadeiro adorador, mas, infelizmente, entre muitos “crentes” hoje; muitos ainda procuram adorar segundo o padrão do Antigo Testamento. Alguns até mesmo sugerem que devemos voltar para Jerusalém para celebrar a Festa dos Tabernáculos. Essas pessoas demonstram que nada conhecem a respeito da dispensação do Espírito Santo. É lamentável, mas eles continuam adorando o que não conhecem, por isso a sua adoração é na base de sua carne, ou seja, na alma e no corpo. João 4:22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
É lastimoso ver “crentes” que ainda não conhecem a história da encarnação e a obra consumada do nosso Senhor Jesus sobre a cruz! Jesus através da Sua encarnação, morte, sepultamento, ressurreição ascensão e entronização, Ele introduziu uma nova era e fez com que o Dom de Deus, que é seu Espírito Santo fosse derramado sobre os que crêem. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis. Atos 2:33.
Graças ao Senhor, a partir do Pentecostes, o Espírito Santo do Cristo glorificado veio habitar em nosso espírito vivificado. Por causa da comunhão do Espírito Santo, podemos ter comunhão com Deus. Isso é algo tremendo irmãos! Somente o Senhor Jesus pode abrir nossos olhos. As pessoas hoje não prestam atenção no que o Senhor Jesus falou; se atentassem às Suas palavras, muita confusão e muitos enganos seriam evitados nos círculos cristãos hoje. É muito doloroso ver esses enganos. Nosso Senhor falou de forma tão clara! Ninguém pode nos ensinar melhor sobre adoração do que Ele. Ele disse que “Deus é Espírito” e que seus adoradores devem adorá-lo em espírito e em verdade. Se alguém adora em seu espírito, definitivamente sua alma e corpo estão envolvidos. Mas lembremos que os verdadeiros adoradores têm a realidade da comunhão em seu espírito, por isso não colocam ênfase em seu corpo e alma. Para o regenerado tudo está em seu interior, ou seja, em seu espírito, pois é ali que podemos ter comunhão com Cristo, somente ali. É por isso que Paulo disse em 2 Timóteo 4:22 O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco.
Paulo poderia ter dito simplesmente: “O Senhor seja convosco”, mas ele disse: “O Senhor seja com o teu espírito”. A Bíblia afirma que o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Paulo temia que compreendêssemos mal esse assunto. Ele poderia ter dito: “O Senhor convosco” de maneira geral, mas ele disse: “A presença do Senhor esteja especialmente com o teu espírito”. O que significa a presença do Senhor? Algumas pessoas acreditam que a presença do Senhor é semelhante a uma corrente elétrica ou alguma empolgação ou outro tipo de manifestações. Segundo a palavra de Deus, a presença de Deus encontra-se principalmente no espírito do homem. Certamente o espírito pode influenciar a alma e o corpo, mas a presença de nosso Senhor está principalmente no espírito do homem.  Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. 1 Coríntios 6:17.
Jesus falou com a mulher samaritana ao lado de um poço. Ele lhe disse que qualquer que bebesse da água daquele poço teria sede novamente, aquele, porém, que bebesse da água que Ele desse, nunca mais teria sede. Na realidade, o Senhor utilizou aquele poço para explicar algo mais para aquela mulher. Vamos ler em João 4:10 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.Essa água não é a que está no poço material, o Senhor queria dar água viva para aquela mulher; e essa água viva, segundo nosso Senhor, é o Dom de Deus. O que é água viva? João 7:37 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. “Se alguém tiver sede”, isso significa que você e eu podemos beber dessa água viva. Aqui o Senhor fala da água viva, e o Espírito Santo explica:
Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado. João 7:39.
Água viva refere-se ao Espírito Santo. O que significa “receber o Espírito Santo?” Quando alguém recebe o Espírito Santo, recebe a água viva. Irmãos, quando nosso Senhor falou com a mulher samaritana, havia um poço do lado de fora, porém Ele não se referia àquele poço, mas ao poço existente dentro dela. Se ela recebesse o Dom e cresse no Senhor, então não precisaria andar uma grande distância para apanhar água naquele poço material. Haveria um poço de água em seu interior, um poço de água viva. É por isso que está escrito em João 4:14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
Nosso Senhor utiliza essa figura para nos ensinar que chegaria um dia em que a água viva, ou seja, o Espírito Santo, habitaria dentro daquele que cresse no Senhor Jesus. Segundo as palavras de nosso Senhor para a mulher samaritana, descobrimos que haveria um poço, algo muito profundo, naquele que cresse no Senhor. Quando vamos até o fundo desse poço, então encontramos a água viva. Sabemos que a água viva representa o Espírito Santo, mas e o poço? O poço refere-se ao espírito do cristão, daquele que passou pela cruz. A água viva, o Espírito Santo, está no poço, e o Espírito Santo está em nosso espírito. É desta maneira que podemos adorar a Deus no espírito. Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne. Filipenses 3:3. Nosso espírito é muito profundo, tão profundo como um poço. É preciso atingir o mais profundo de nosso ser para tocarmos a água viva. Se quisermos adorar a Deus, adoremos no espírito. O que significa isso? Este espírito é representado por aquele poço profundo. Não fique apenas nos limites de seu corpo ou de sua alma, isso é muito raso, vá mais profundo. A mulher samaritana disse a Jesus que o poço (figura de nosso espírito) é fundo. Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? João 4:11. Muitas pessoas precisam ir para um mosteiro ou floresta para ter comunhão com Deus porque hoje há tantas interferências! Mas nós não precisamos disso, porque o Espírito já está em nós, podemos ter comunhão com Ele a todo instante. A água está dentro de nós e o poço também. Antes de nossa regeneração, aquele poço já estava ali, mas estava repleto de sujeira e de lama, por isso não funcionava. Porém, quando cremos no Senhor, o Seu Espírito vem habitar em nós, e com isso podemos ter comunhão com Deus.O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 1 João 1:3. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui!!