sábado, 6 de outubro de 2012

Entendendo Jesus como o Verbo de Deus através de uma carteira de motorista


Você já tirou sua carteira de motorista? Quase todo mundo já passou por esta experiência ou vai passar um dia.

No início desse processo, a autoescola lhe manda fazer aulas com um instrutor. Esse professor, para lhe ensinar, começa passar algumas “instruções” do que você deve fazer; na verdade, são frases que você precisa memorizar para conseguir dirigir.

Por exemplo: para o instrutor te ensinar a sair com o carro, ele usa frases como: “Ligue o carro”, ” Pise na embreagem”, “Coloque a primeira marcha”, ” Agora acelere um pouco e tire o pé da embreagem”. E você fica ali, naquela tensão, tentando se concentrar naquelas instruções. Depois que você aprende a sair com o veículo, Ele fala: “Ok, agora, quando o carro pegar uma velocidade, você pisa na embreagem, coloca a segunda marcha, solta a embreagem e acelera novamente”. No começo, parece um bicho de sete cabeças e parece que será impossível conseguir dirigir.

Você já andou com alguém que tinha acabado de pegar a carteira de motorista? É muito engraçado, pois eles, os recém-habilitados, andam tão tensos que não conseguem nem conversar ao mesmo tempo, pois se eles pensarem em outra coisa, vão se esquecer das instruções. Então, geralmente, eles colocam o queixo em cima do volante, e ficam revisando em pensamento: “Pisa na embreagem, coloca primeira marcha, agora acelera um pouco e vai soltando a embreagem”. “Dê seta antes de virar”, “Pare nas esquinas para verificar se não vem ninguém”, “Pare na faixa de pedestre”...

Perceba que a pessoa que está aprendendo a dirigir tem apenas “Frases”, “instruções” em sua mente, para, então, aquele pensamento virar uma ação. Ela tem apenas o “verbo” para se guiar.

Agora, quando você começa a praticar, a se desenvolver, quando você começa a fazer isso todos os dias, durante horas no dia, aquilo que era instrução vai se tornando comportamento automático, ou, talvez, podemos dizer que aquilo que era “verbo” vai se tornando “carne”.

Se você já dirige há alguns anos, você sabe que consegue perfeitamente conversar com alguém no carro e continuar fazendo todas as manobras, trocando a marcha, dando seta, parando nas esquinas. E por que isso? Porque estas instruções já se transformaram em carne na sua vida, elas já viraram parte de você.

Quando Deus olha lá de cima e percebe que ninguém consegue viver as instruções que Ele passou (a lei), Ele decide descer até aqui e mostrar como é que se faz. João descreve isso da seguinte forma: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós…” (Jo 1.14). “E o que antes era ‘verbo’ agora se tornou ‘carne’. Jesus fazia tudo que está escrito na Palavra de Deus no automático, tudo”.

Quando Ele via um doente, era automático ir até o doente e curá-lo. Ele amava automaticamente, ele era manso automaticamente, ele era humilde automaticamente, pois o verbo veio ao mundo em forma de carne, mas para mostrar a todos como se deve fazer.

Tudo que Jesus fez na terra foi por um propósito. E esse propósito é que eu e você possamos copiá-lo. Ele diz em João 13.15: “Eu lhes dei o exemplo para que vocês façam como eu lhes fiz”. Tudo que ele fez foi para que você pudesse se tornar um reflexo dEle.

Se você, hoje, pegar as instruções que a Palavra de Deus lhe dá, o modelo que Jesus deixou, e começar a praticar, tudo isso que no início é ‘verbo’, com o passar do tempo vai se tornar ‘carne’. Você passará a amar no automático, perdoar no automático, servir no automático, ser uma cópia de Jesus no automático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui!!