sábado, 21 de abril de 2012

Por que os homens teimam em não só negar, mas também combater a realidade da existência de Deus?



Milhões de pessoas hoje não estão interessadas em saber se Deus existe ou não, e jamais se preocupam em discutir o assunto. Em um mundo que tem exaltado a aquisição de bens materiais, supervalorizado a busca do prazer e a glória de si mesmo, vem-se tornando cada vez mais fácil muitos se esquecerem de Deus ou viverem como se Ele não existisse. Mas podemos demonstrar facilmente que a negação da existência de Deus põe em total desordem a vida. "A fé é mãe de todas as harmonias do mundo, mas os inimigos da fé são os pais de todas as confusões", disse o escritor inglês Gilbert Keith Chesterton.

Além do mais, ninguém está no Universo tão só quanto o ateu. "Ele chora com o coração órfão por ter perdido o Sublime Pai, junto ao imenso cadáver da Natureza, vegetando sempre no interior desse enorme túmulo. Ele chora até se separar desse 'cadáver', pela sua própria dissolução. Todo o Universo jaz diante dele como uma esfinge egípcia de pedra, assentada na areia, com a máscara férrea e fria da eternidade informe", escreveu um moderno teólogo.

Tem-se observado que, na maioria dos casos, ateus realmente sinceros no mais profundo de suas consciências, convencidos plenamente de seu ateísmo, dificilmente alguém os poderá apontar. O que existe são homens soberbos, com ares de superioridade, com os lábios cheios de ironia, vaidosos de suas riquezas, de sua posição na sociedade e dos seus conhecimentos. Crer na existência de Deus para eles significa dar uma demonstração pública de fraqueza, de dependência. O ateísmo se apresenta, hoje, como um movimento humanista radical. Muitos estão vendo Deus como um obstáculo ao progresso humano, e procuram afastar esse "obstáculo" do caminho da humanidade. Satanás os tem levado a pensar que, para eles justificarem suas próprias existências e imprimirem valor e sentido à vida, têm de negar a Deus.

"Um ser qualquer não é independente a seus próprios olhos, senão quando ele se basta a si mesmo, e ele não se basta a si mesmo se deve sua existência a outrem, fora de si", escreveu soberbamente o filósofo Karl Marx. Muitos ateus modernos acusam o cristianismo de haver minimizado o homem, submetendo-o a Deus. O filósofo alemão Friedrich Nietzsche chegou a afirmar que "provavelmente o homem irá se elevando cada vez mais alto a partir do momento em que deixar de se embalar em Deus."

Aliás, foi Nietzsche que, no auge da soberba e da blasfêmia, no seu livro Assim Falou Zaratustra, colocou nos lábios de Zaratustra a seguinte afirmação: "O vosso Deus jorrou sangue sobre o meu punhal... Deus está morto; agora nós queremos que o Super-homem viva."

Tendo sido também autor do livro O Anticristo, sabe-se que Nietzsche passou os últimos dez anos de sua vida sob o peso de imensos remorsos, sofrendo constantes crises de desespero. A inteligência que tanto blasfemara contra Deus mergulhou nas trevas da loucura. Nietzsche morreu louco. Sim, pois Deus "olha para todo soberbo e humilha-o, e esmaga os ímpios no seu lugar" (Jó 40.12).

“Porque o dia do Senhor dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido” (Isaías 2.12).

O mesmo sentimento de soberba responsável pela queda de Lúcifer diante de Deus é o que tem impulsionado a maioria dos indivíduos que se confessam ateus. Outro filósofo alemão, Dietrich Kerler, escrevendo a seu amigo Max Schueler, afirmou: “Mesmo que se pudesse demonstrar matematicamente que Deus existe, não quero que exista porque me limitaria na minha grandeza”. É o pecado da autossuficiência, do orgulho satânico com o qual o Inimigo da humanidade continua a perverter os seres humanos. "Se houvesse um Deus, seria o homem aniquilado, como essência ética, e como pessoa", dizem hoje indivíduos com a mentalidade ateística como a de Nicolau Hartman.

A irreverência e a rebeldia têm brotado no coração de milhões de seres humanos, levando-os a tentar "expulsar" Deus do meio da humanidade e do universo. São os ateus militantes, coisa inédita na História humana. Essas pessoas não só professam o ateísmo, mas promovem também o antiteísmo, ensinado, hoje, tecnicamente, em universidades especializadas. Deus, além de negado, está sendo combatido. E o resultado de tudo isso é a atual crise universal, a mais espantosa de todas elas. Quando os homens resolvem desconhecer a Deus, passam a viver fora da obediência às suas leis. E, como consequência, as colunas que sustentam a vida desabam, e passam a prevalecer então a anarquia, a violência, a devassidão e o egoísmo.

Soberbos como o político italiano León Gambetta chegam a dizer: “O nosso mundo entende depender somente do direito humano e quer chegar à emancipação e glorificação da pessoa humana”. Em plena Câmara Francesa, em Paris, o político francês Jaurês afirmou: "Se o próprio Deus se levantasse diante da multidão em forma palpável, o primeiro dever do homem seria de lhe recusar obediência”. Escrevendo ao poeta Paul Claudel, outro escritor francês apresentou mais uma prova de que o verdadeiro responsável pelo movimento mundial de negação da existência de Deus é o mais antigo de todos os soberbos, Satanás: "Há incompatibilidade entre mim e Deus, porque sou um orgulhoso."

Todavia, o filósofo inglês Francis Bacon afirmou que o ateísmo está, na maioria dos casos, mais na boca do que no coração daqueles que se dizem ateus. Algumas vezes, o que leva mesmo muitos estudiosos a assumirem uma posição de desconhecimento da existência de Deus é o fato de, não avançando nos seus estudos e pesquisas como deveriam e achando que já atingiram o mais alto grau de conhecimento que poderiam alcançar, eles se ensoberbecem nos seus "esforços" para encontrar a verdade, sem saber que ficaram muito aquém do verdadeiro caminho que os conduziria a ela, e que ela mesma é Jesus Cristo.

Apesar de o ateísmo se constituir em uma terrível realidade de nossa época, imposto durante dezenas de anos de cima para baixo como "religião do Estado" pela ex-União Soviética e por muitos outros países de regime marxista, a fé em Deus continua sendo igualmente um fato poderoso, que abrange o mundo e proclama a existência e a soberania de Deus sobre a vida de um número cada vez maior de seres humanos. "Deus existe!" é a grande afirmação ecoando poderosamente nas consciências e nos corações de milhões de pessoas que, declaradamente ou em oculto, rendem adoração ao Criador do Universo!

Em nossas atividades como apologistas (defensores) do Cristianismo, devemos mostrar aos ateus que, ao contrário do que o diabo tem colocado em suas mentes, o fato de Deus existir de maneira alguma entra em choque com a liberdade necessária ao progresso humano, pois o Filho de Deus veio ao mundo para levar o homem a conhecer a verdadeira liberdade: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8.36). Liberdade e vida: eis o que Deus nos enviou através de Seu Filho Jesus Cristo: "... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10.10).

Os ateus devem saber que o Deus de quem eles negam a existência não é o verdadeiro Deus, aquele a quem nós adoramos e servimos. É uma falsa imagem, uma caricatura dele. Aquele que se revelou com poder e grande glória na Criação, na consciência coletiva e individual dos povos, e nas Sagradas Escrituras, aquele que resplandece com luz penetrante e viva nos ensinamentos e na pessoa de Jesus Cristo — este é o nosso Deus. Ele é aquele que, tendo vindo para o meio dos homens, "a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens..." (Filipenses 2.7).

Ele é o Criador, a quem pertencem a glória e o domínio de todas as coisas pelos séculos dos séculos (1 Pedro 4.11), mas por amor de nós e para nos salvar dos nossos pecados, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz (Filipenses 2.8). Este Deus revelado em Jesus Cristo, longe de destruir a liberdade do homem, antes a fundamenta e a completa. Deus existe, e a fé nEle e em Jesus Cristo oferece para os problemas humanos respostas incomparavelmente superiores às do ateísmo.


Retirado do livro “Provas de existência de Deus”, de Jeferson Magno Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui!!